Domingo, 19 de Novembro de 2017

Projeto Carvão Vegetal

ASSISTÊNCIA TÉCNICA A PEQUENOS E MEDIOS PRODUTORES DE CARVÃO VEGETAL

A PROLENHA dispõe de um corpo técnico com profissionais especializados, com níveis de mestrado e doutorado na área florestal e de carvão vegetal, para assistir aos pequenos e médios produtores de carvão vegetal.

A crescente demanda por melhorias nos processos de carbonização, em função da crise econômica e da busca por aperfeiçoar a utilização de matéria-prima, produzindo cada vez mais com menos lenha e gastando menos, foi um grande incentivo para nossos pesquisadores, que além de buscar desenvolver tecnologias que se adequem à nova perspectiva de produção sustentável, possuem baixo custo de implementação.

carvao-1Durante anos de pesquisas na área de carbonização da madeira, nossos pesquisadores desenvolveram tecnologias, que tornaram este processo mais vantajoso economicamente, além de reduzir significativamente seus impactos negativos ao meio ambiente.

Sabe-se que as grandes empresas produtoras do carvão vegetal possuem, na sua maioria, tecnologias que permitem a combustão dos gases e melhor rendimento gravimétrico, contudo, essas tecnologias não são adequadas aos pequenos e médios produtores, por um simples fator, o fator econômico.

Logo, se desenvolveram tecnologias em várias etapas do processo de produção do carvão vegetal voltadas aos pequenos e médios produtores, que podem assim obter as mesmas melhorias das grandes empresas, porém, em menor escala e baixo custo.

Dentre as tecnologias desenvolvidas destacam-se:

  • -Controle da carbonização por temperatura com utilização de instrumentação básica;
  • -Fornalhas de diversos modelos e tamanhos, para combustão (queima) dos gases da carbonização;
  • -Perfil térmico de carbonização, com curvas de comportamento do forno durante todo o processo; e
  • -Utilização de argamassa para vedação do forno.

carvao-2

Com a utilização dessas tecnologias, e outras mais, o produtor de carvão vegetal obterá o máximo em rendimento gravimétrico com o mínimo custo. Com a fusão dessas tecnologias consegue-se:

  • -Reduzir significativamente a emissão de poluentes, que torna viável a implementação da unidade de produção de carvão vegetal próxima a zonas urbanas e rodovias;
  • -Obtêm-se um padrão mais normal de carbonização, com tempo e temperaturas determinadas em função da umidade da madeira; 
  • -Se reduz o custo de mão de obra, para operação e manutenção dos fornos; e
  • -O ciclo do processo é reduzido pela utilização da argamassa, que veda o forno tanto na carbonização quanto no resfriamento, não sendo mais necessária a aplicação da “barrela” e diminuindo riscos de incêndio.

carvao-3

Oferecemos o serviço de consultoria e elaboração de projeto técnico, adequados à sua realidade, para você que quer melhorar sua produção de carvão vegetal, ou para quem deseja começar a investir neste setor.

Nosso corpo técnico inclui os seguintes profissionais:

Danilo Barros Donato (coordenador)
Engenheiro Florestal e Doutor em Energia de Biomassa Florestal, UFV.

Rogério Carneiro de Miranda
Engenheiro Florestal e Mestre em Manejo Florestal, UFV

Ulysses Costa Freire
Engenheiro Florestal, Mestre em entomologia (UFV), e Especialista em produção mais limpa de Carvão Vegetal.

Entre em contato conosco e conte-nos do seu projeto e necessidades, que teremos o maior prazer em ajudar.

Formulário de contato

powered by fox contact

© 2011-2013 Prolenha

 

Desenvolvido por ASTRO DESIGN

Recomende-nos

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS Feed

Visitas no site

Hoje6
Ontem11
Na semana84
No mês212
Total24745

VCNT - Visitorcounter