Segunda, 25 de Setembro de 2017

História do Prolenha

Primeiro fogão ecológico “ Dona Justa”  construido em Honduras, em 1998, com o apoio de Trees, Water and People, e Aprovecho Research CenterA historia da PROLENHA começa em Honduras, com a criação da PROLEÑA em 1993. Nesta ocasião Rogério Miranda que em Honduras residia, organizou conjuntamente com profissionais hondurenhos que trabalhavam direta e indiretamente com energia da madeira, a ONG PROLEÑA, cujo objetivo principal era preencher um vazio institucional, no trato do setor de dendroenergia. Naquela ocasião, aproximadamente 60% de toda energia consumida em Honduras era proveniente da madeira (lenha e carvão principalmente), enquanto 70% de toda a madeira consumida no pais era para energia (lenha e carvão). Entretanto não havia profissionais que se dedicavam a pensar, planejar, ordenar, regular e incentivar o uso racional da energia da madeira, nem no Ministério de Energia, e nem tampouco na Agencia Reguladora e de Fomento Florestal (COHDEFOR).

Lançamento do programa de reposição florestal na Nicaragua, em 1999Por isto PROLEÑA/Honduras foi criada, e foi a pioneira organização em promover fogões ecológicos no país, principalmente com os primeiros passos que levaram a criação do fogão Dona Justa. Outros projetos foram a organização de seminarios e workshops sobre dendroenergia e energias renováveis, projetos de reflorestamento, e estudos do aproveitamento energético de resíduos florestais.

Colegas nicaraguenses participam do primeiro almoço no fogão ecológico  portatil “Dona Justa” em 1999 , e que posteriormente foi rebatizado de “Ecofogón” Em 1996, ja residindo na Nicaragua, Rogério conjuntamente com profissionais nicaraguenses, e pela mesma razão, criaram a PROLEÑA/Nicaragua. Em Nicaragua, PROLEÑA se envolveu mais ativamente em projetos de cooperação técnica com o Brasil através da Agência Brasileira de Cooperação Internacional (ABC), e que com o apoio do Ministério de Energía e Minas (MEM) (Então Comissão Nacional de Energía – CNE) e da ONG americana Trees, Water and People (TWP) desenvolveram projetos de reposição florestal, produção de carvão vegetal mais eficiênte, fogões eficientes, e estudos de bioeletricidade. Em Nicaragua, PROLEÑA contou tambem com o importante apoio da USAID e Banco Mundial para implantar uma fábrica e promover os fogões ecológicos "ecofogones". Outras atividades incluíram estudos de bioeletricidade, fogões a carvão, e estudos setoriais e de planejamento estratégico do setor de dendroenergia.

Veja artigo: "La cocina ecológica de Doña Algeria - Inventan el fogón sin humo" publicado no jornal "El Nuevo Diario" (Nicaragua, 09 de fevereiro de 2000): http://archivo.elnuevodiario.com.ni/2000/febrero/09-febrero-2000/nacional/nacional4.html

Veja Artigos em PDF:

La cocina ecológica de doña Algeria

The Pro-Tortilla programme: modernisation of household tortilla businesses in Nicaragua with the ‘Ecostove’

Quando residia na Bolivia, Rogério fez um intento de se criar PROLEÑA em 2002, entretanto os profissionais bolivianos optaram para criar PROLEÑA como uma empresa particular de consultoria bioenergética e de fabricação de fogões ecológicos.

Primeiro fogão ecológico construido e instalado no Brasil em 2001 em Viçosa, MG,  num projeto de cooperação da Nicaragua com o Brasil, com o apoio da PROLEÑA;Nicaragua, da Agencia Brasileira de Cooperação Internacional, e Universidade Federal de ViçosaDe volta ao Brasil em 2011, Rogério conjuntamente com Regina, Cecilia, José Catarino e Ulysses decidiram por criar PROLENHA, visto que também existe um grande vazio institucional no trato da dendroenergia e biocombustíveis sociais em nosso país, considerando que a dendroenergia e os biocombustíveis são muito importantes na nossa matriz energética, com 9.1% e 18.4% do consumo final nacional em 2010 (BEN, 2011), respectivamente.

© 2011-2013 Prolenha

 

Desenvolvido por ASTRO DESIGN

Recomende-nos

FacebookMySpaceTwitterDiggDeliciousStumbleuponGoogle BookmarksRedditNewsvineTechnoratiLinkedinMixxRSS Feed

Visitas no site

Hoje3
Ontem21
Na semana3
No mês648
Total23824

VCNT - Visitorcounter